terça-feira, 19 de abril de 2011

Porque o Ovo??


“Coelhinho da páscoa o que trazes pra mim? Um ovo, dois ovos, três ovos assim. Coelhinho da páscoa que cor ele tem? Azul, amarelo e vermelho também” Quem nunca ouviu e cantou essa música que fala da lenda do coelhinho que traz ovos de chocolate em dia de páscoa?

Certamente, todo mundo em algum momento durante a infância imaginou coelhinhos trazendo ovos de chocolate na páscoa, afinal, esse é o maior símbolo desta data. Muitas vezes, não se sabe ao menos o real sentido dessa comemoração religiosa, porém, do ovo de chocolate, todos se lembram, mas você já parou para se perguntar o motivo desse símbolo?

A história contata às crianças é de fato bastante criativa, um coelhinho que vem na páscoa e traz ovos de chocolate. Primeiro, todos nós sabemos que coelhos não botam ovos, e muito menos, de chocolate. Então, de onde surgiu toda essa história?

Para ajudar a entender melhor os fatos, vamos começar a explicação pela figura do coelho, que entrou nessa história por ser um animal muito fértil, logo seu papel, não é o de entregador de ovos de chocolate e sim, de símbolo de fertilidade.

Mas o que a fertilidade tem a ver com a páscoa? Explicamos: na antiguidade o índice de mortalidade era muito grande, então a figura do coelho representava a fertilidade, questão de grande importância naqueles tempos. E como isso se relacionou com a páscoa? Para cristãos e Judeus, essa data representa esperança de uma nova vida, ou renascimento e ressurreição, para os cristãos.

Mas, ainda assim a história não está completa, afinal de onde surgiu a idéia de chocolates em formato de ovos? Primeiro não começamos pelo chocolate e sim pelos ovos. Assim como coelhos representam à fertilidade, os ovos simbolizam o começo de uma vida. Já ouviu aquela intrigante pergunta: quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha? Se ouviu, creio que nem preciso dar mais explicações sobre o porquê os ovos representam a vida, não é mesmo?

Mas e quanto ao chocolate? Parece que essa guloseima entrou nessa história por se considerado pelos povos Maias e Astecas, como algo sagrado. Então resumindo, o coelhinho da páscoa trazendo ovos de chocolates, é um grande misto de culturas e crenças que até hoje celebramos com muito gosto e sofisticação, afinal, já reparou como os ovos estão cada vez mais elaborados?

Espero que tenha gostado da história e desde já, Feliz Páscoa com tudo o que há de bom nessa grande celebração!

Aline Steffani

http://estacaodamulher.com.br/conteudo.php?id=1090&cat=3


Nenhum comentário:

Postar um comentário